Comprar Imóvel Para Alugar Ou Morar

Principais diferenças para comprar um imóvel para alugar ou morar

VOCÊ QUER COMPRAR UM IMÓVEL PARA INVESTIR E RECEBER ALUGUEIS? ÓTIMO! MAS ESSA COMPRA SERIA MUITO DIFERENTE DE COMPRAR UM IMÓVEL PARA VOCÊ MORAR?


Sim, apesar de em ambos os casos todos os cuidados com a documentação devem ser tomados, alguns aspectos específicos devem ser observados ao comprar um imóvel para investimento.

Olhe só: quando você está escolhendo o imóvel em que você irá morar, alguns fatores mais emocionais, certamente irão influenciar na sua escolha, como por exemplo quando você compra um imóvel em um bairro específico, por que outras pessoas da sua família moram ali, sem pensar muito se aquele local é o mais valorizado ou não.

Já, quando a compra do imóvel for para investimento, você precisa escolher de forma mais racional, observando pontos mais objetivos que irão trazer liquidez ou não ao seu imóvel.

Alguns pontos principais que você deve observar em uma compra para investimento são:
Preço: quanto menor o valor do imóvel, maior liquidez ele terá, especialmente se você for comprar para aluguel.

Os imóveis mais baratos e menores costumam gerar um rendimento melhor do que aqueles mais caros e muito grandes;

Localização: esse é um dos principais fatores: você precisa observar se a região é valorizada, está em crescimento e principalmente se tem muita procura por alugueis e compra. Por exemplo: se estiver comprando um apartamento, verifique se as demais unidades do prédio estão sempre todas ocupadas e se há procura constante por moradia naquele local.

Despesas mensais fixas: todo imóvel tem seu custo mensal, seja condomínio, IPTU, manutenção, enfim, você precisa conseguir arcar com essas despesas independente do imóvel estar alugado ou não, para que, em um eventual período de vacância no aluguel, vc consiga manter seu imóvel em dia.

Bom, comprar um imóvel para investimento é uma excelente escolha, mas que, se não for bem orientada, pode fazer com que você gaste seu dinheiro e não tenha o retorno que esperava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *