Posso fechar com vidro a varanda do meu apartamento?

Fazer aquele cantinho gourmet ou o tão necessário HomeOffice. Sim, a varanda hoje ganhou novas funções e pode ser preciso o seu fechamento. Mas será que pode?

Bom, de forma geral, é proibido mexer na fachada do prédio, mas com relação à varanda, podemos dizer que existem algumas concessões.

O entendimento pacífico dos tribunais em todo o país é no sentido de que o morador pode sim fechar a varanda com vidros, se isso não atingir a estética da fachada tão gravemente.

Mas na prática, como você deve fazer? Um passo importante é checar se a convenção do seu condomínio prevê alguma vedação ou a necessidade de assembléia para este fim.

Pode até ser que a própria Convenção já trate desse assunto e inclusive indique a forma e as regras de fechamento aprovada para o seu prédio.

Outro ponto importante a ser lembrado é que, caso todas as unidades decidam fechar suas varandas, isso pode interferir na segurança de toda a edificação e o AVCB do prédio possa ter que ser alterado.

Mas antes de tudo, sempre converse com o síndico u com a administradora do seu prédio, apresente o seu projeto, a necessidade de fechamento da sua varanda, para evitar qualquer objeção futura.

Com todos esses passos tenho certeza de que você vai conseguir fechar a sua varanda, usá-la da maneira que desejam e viver feliz em seu apartamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *